31 de jul. de 2013

a temperança

Por quase duas décadas usei o tarot de Marselha em minhas consultas. Ainda que tenha outros tarot que coleciono. Acho que se trata, ou tratava, de uma questão de afinidade e "tradição". Resolvi mudar (afinal, como diz o post anterior, toda mudança tem força) e estou fazendo minhas leituras com o tarot de Edith Waite.

As cartas de Waite são mais ricas em detalhes, as ilustrações são minunciosas. Enquanto o tarot de Marselha tem linhas mais minimalistas e predominam as cores vibrantes -- vermelho, azul, amarelo...

Quero destacar o arcano maior 14. A Temperança. No tarot de Waite essa carta traz algumas informações que o tarot de Marselha não tem, como por exemplo, o Sol com uma COROA lá longe no final de uma estradinha.

Vamos a interpretação da carta -- A Temperança pelo próprio título denota temperança. A coisa se fazendo dentro de um tempo que quase sempre é a "médio-prazo". Um movimento lento (afinal, a estradinha parece um longo percurso a ser percorrido até se chegar ao sol coroado), porém, movimento. Particularmente sempre achei a carta meio descafeinada e dizendo pouca coisa interessante, seu aplicação em previsões geralmente não quer dizer muita coisa.

No tarot de Waite esse Sol lá atrás muda tudo, prq não se trata de um simples Sol, mas de um Sol COROADO. Vejo na carta uma determinada coisa em processo de transformação, ou seja, se fazendo e o Sol coroado é a certeza que essa situação será favorável, que a coisa dará certo. A carta tem um teor positivo e assegura o sucesso (coroa).

E assim é na vida, quando queremos mudar alguma coisa é preciso ponderar e "movimentar" os "líquidos" de um vaso para o outro, respeitando o devido tempo e a medida certa da mudança. É preciso agir com "temperança" e aplicar uma atitude certeira, afinal, não se pode perder o líquido. Agindo com prudência (outra característica da Temperança) e "habilidade", então se terá a conquista desejada, a coisa dará certo.

Então o mistério está em -- o que vem a ser o LÍQUIDO.

Que o 14º Arcano Maior te ilumine neste reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário