13 de ago. de 2013

pelágio era o nono arcano maior do tarot - o eremita

Ontem li um artigo em um blog católico conservador alertando sobre o perigo do "pelagianismo". As idéias de Pelágio, um monge irlandês que faleceu em 418, foram consideradas heresia pela santa madre igreja.

Pelágio pregava:

- o pecado de Adão e Eva não foi transmitido a sua posteridade; bye bye essa história de pecado original
- Cristo não veio ao mundo para salvar o homem do pecado, mas para estabelecer um idela de virtude
- que o homem pode pelos próprios méritos e poderes naturais encontrar a felicidade e a perfeição
- que a Lei de Moisés e os Evangelhos (as doutrinas e dogmas) são apenas um bom guia para o Céu
- a morte é natural ao homem e não uma condição do pecado

Pelágio ainda acreditava que o homem crente ou ateu, batizado ou não era capaz de fazer o bem. Porque cabe ao homem o libre arbítrio para fazer o bem ou o mal.

O autor do artigo que li, diz que o católico tradicional tem repulsa pela evolução.

O monge Pelágio era a favor de uma vida com disciplina e austeridade.

O Arcano Maior O Erimita certamente é a carta do tarot para o monge Pelágio.

Penso que a tolerância faz parte da evolução, por isso não pretendo tecer uma crítica ao catolicismo e a nennhuma religião.

Deixo para você, caríssimo leitor, refletir sobre o pelagianismo, considerado heresia pela igreja. Mas preciso dizer que fiquei muito chocado quando li -- que o católico tradicional tem repulsa pela evolução.

Eu acredito que todo ser humano possui em si a essência divina e portanto é plenamente capaz de evoluir e atingir a plena perfeição. Se tornar um iluminado. E ninguém foi condenado antes de nascer por causa do pecado original. Nossos seres em constante evolução, nascemos para evoluir e a medida que nos tornamos conscientes somos responsáveis pelos nossos atos que vai gerar carma negativo ou positivo de acordo com nossas ações. Uma vez que plantamos, vamos colher. Quem semea abóbora não pode esperar colher maçãs. Estamos todos sujeitos a lei do tempo.

Para concluir: Pelágio foi um monge a frente do seu tempo, os séculos passaram e a igreja (as igrejas) permaneceu fiel aos seus princípios doutrinários. Assim como pelágio, todos que ousaram ver as coisas de um jeito diferente foram considerado heréticos. E a verdade passou a ser transmitida de forma velada, surgiram as sociedades iniciáticas e esotéricas -- maçonaria, rosacruz etc.

O tarot nos revela os mistérios da vida e aquilo que está oculto. Até mesmo o futuro é possível ver por meio dos arcanos do tarot.

--

PS - a evolução que um católico tradicional repudia é a teoria da evolução, porque sem a "criação" não havia então o "pecado original", e sem pecado original não haveria a necessidade de um salvador; a teoria da evolução coloca o homem numa linha ascendente, em que é capaz de evoluir e se aprimorar, como gosto de dizer -- buscar a perfeição, e ao meu ver é o que o homem tem feito ao longo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário