12 de mar. de 2014

a roda do destino

HJ acordei refletindo sobre algo li -- a vida é o futuro. É um tanto quanto contraditório quando se diz que a vida é o AGORA, somente o que existe é o presente. Mas o que seria de nós sem o FUTURO? Vivemos o hoje para o amanhã. Toda a vida e tudo que fazemos é um movimento para frente. Como se diz popularmente, é para frente que se anda.

Uma caríssima leitora desta página leu o texto de ontem e enviou um email comentando como aquilo se aplica a ela em razão de um curso superior que está iniciando. Em caso há todo um preparativo que vem de um certo tempo e tem outras implicações que envolve tomada de decisão. O fato é que - quem inicia uma faculdade de 4 ou 5 anos não o faz em razão de ser um acadêmico e nem que goste de estudar, mesmo que goste, mas o faz tendo em vista o fim último, ou seja, tornar-se o profissional para o qual se buscar qualificar. Toda expectativa de um curso está ancorada num futuro a longo prazo. O tempo de curso é quase como se fosse um hiato na existência, se possível fosse acredito que a grande maioria dos acadêmicos adoraria dar um salto no tempo para o dia da formatura. Escrevo de tudo isso sem desmerecer o conhecimento que deve ser adquirido ao longo do tempo, aqui se aplica a reflexão de ontem, há coisas que não se faz de um jeito instantâneo. Uma amiga socióloga e grande escritora que é também uma articulista notável diz que produzir um bom texto é como fazer pão, primeiro você seleciona os ingredientes e depois mistura tudo, então deixa a massa descansar. Depois volta e amassa muito até que dê o ponto de ser enrolada para dar a forma do pão. O descansar é fundamental para que a massa cresça depois. Deixar o texto e voltar depois é fundamental para enxergar coisas que precisam ser tiradas e outras que precisam ser colocadas, quem escreve entende. Confissão, na maioria das vezes escrevo e publico de primeira aqui no blog, por isso alguns erros de digitação e outros escorregões gramaticais. Falta deixar o texto descansar e ler e reler, afinal, escreveu não leu, o pau comeu.

Tenho visto que pessoas que se aposentam e deixam de ser produtivas, entram num estado de estagnação e declinam, começam a viver o ocaso da existência. Falta de perspectiva mata. Por outros lado, longevos costumam se muito produtivos e incansáveis, claro, há exceções.

Vejo no arcano maior A Roda do Destino ou A Roda da Fortuna a vida em movimento, a vida que se faz e a matéria prima da vida é o FUTURO, o que vem pela frente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário