17 de jun. de 2020

A Roda da Fortuna (ou A Roda do Destino)



Tudo muda o tempo todo. A Roda do Destino gira, o que está no alto, desce. O que está embaixo, sobe. A carta como algumas de suas irmãs representa o final de um ciclo, nos lembra que quando termina, termina. Não há o que fazer, quando o Destino determina, ele determina. A Roda pode ser girada, na ilustração do arcano vemos uma manivela, é como girar a roleta, aciona-se a Roda, ela gira. A sorte está lançada. O movimento pode ser provocado, mas onde a Roda vai parar é incerto.




Em sua alusão ao jogo, a Roda é como uma loteria, quando ela aparece numa leitura pode representar um ganho extra significativo e às vezes grande o suficiente para fazer diferença no destino da pessoa. Mas não se trata de sorte em jogos de loteria, e sim da loteria da vida. A Roda é chamada de Roda da Fortuna ou Roda do Destino, é uma carta enigmática, inclusive, um dos seus significados tem a ver com entender esse mistério da vida para desvendar a Roda e se conectar à ela e consequentemente usufruir dos seus benefícios que se relacionam a vida como um todo, da evolução espiritual ao progresso material.

A Roda corresponde ao número 10, nela se fecha o primeiro ciclo decimal do tarot. Em um dos seus mistérios a Roda diz que a resposta de sua situação pode estar no seu começo. Quando se reduz o número 10 (1+0=1) se chega ao número 1. Muitas vezes as respostas dos problemas estão lá no começo de tudo. Em geral a Roda é o fechamento, a conclusão. Em alguns casos era precisa girar para concluir, então a pessoa deverá girar a Roda e aceitar o que virá a seguir. A Roda pode fazer a boa sorte ou o azar, quando se gira a Roda, mais nada podemos fazer a não ser esperar pelo resultado. Trata-se de situações que até certo ponto estiveram em nosso poder, de repente estagnaram e correram o risco de ruína, mas ainda há uma última jogada que podemos fazer, jogamos e aguardamos o resultado, a Roda pode parar num ponto favorável ou podemos perder tudo.

Ainda que a carta tenha um nome auspicioso, A Roda da Fortuna, ela está mais relacionada com seu outro nome, A Roda do Destino, e sendo assim, quase sempre é um instrumento sinistro como é todo jogo de azar. Ela tem um poder sedutor que leva o jogador a apostar tudo na ganância de ganhar muito, e assim quase sempre é a carta das perdas e das escolhas erradas. Sua beleza está justamente em seduzir os jogadores como um vício. Ela gira e eleva todas as esperanças e sonhos, quando para, vem a queda do jogador que despenca até o inferno. E a Roda volta a girar para seduzir outros incautos. 





Sem querer chulo e usar palavras de baixo calão, mas A Roda da Fortuna fode com a vida das pessoas, pelas ilustrações destas várias cartas vemos o quanto os personagens são colocados em situações de revés. Sem falar que ora estão no alto, ora estão estatelados no chão às vezes até esmagados pela própria Roda que impiedosamente parece se divertir levando a ruína aqueles que apostam na sorte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário