17 de jun. de 2012

destino, a roda da fortuna

Nasci cristão, como a maioria das pessoas que vivem no Ocidente, em especial na América e neste Brasil católico. Minha "iniciação" ao esoterismo foi ainda muito jovem, talvez ainda criança, mas de fato meu interesse e a busca se iniciou aos 15 anos, portanto, há 25 anos, sim, jubileu de prata. Aos 23 anos me tornei membro de uma tradicional ordem mística, que vc que lê este texto já deve imaginar qual é, da qual ainda sou filiado. Aos 28 anos mergulhei fundo no catolicismo e quase me tornei padre, desisti dois anos antes que isso acontecesse. Depois flertei com a obra de Aleister Crowley e seus derivados - Thelema, O.T.O., Golden Dawn, claro, dessas eu não fiz parte, apenas li e li muito a respeito, hj vc encontra livros que contam tundo sobre elas, seus rituais etc. Apaixonei-me pelo budismo do Dalai Lama, tb esgotei meu interesse lendo tudo que encontrei em livros e na internet, da ioga a práticas solitárias e regulares de meditação ao aroma de insenso de sândalo. A paz interior tão desejada. Este ano retornei ao catolicismo e fiz exercícios espirituais na Quaresma, levantar todos os dias às 6h15 e ir para missa das 6h45, rezar o ofício divino (são várias orações durante o dia que consiste na leitura de salmos etc), rezar o terço em latim diariamente, não comi carne nas quartas e sextas-feiras e fiz jejum de pão e água nas duas últimas sextas da Quaresma. Ah! Abstive-me de álcool durante esse período todo. E, claro, participei de todos os ritos da Semana Santa na Catebral, ritos presididos pelo senhor arcebispo metropolitano. Por que estou contando tudo isso e o que tem a ver com um blog que deveria se dedicar ao TAROT, bem, é para dizer que às vezes achamos que podemos mudar as coisas com práticas religiosas, de ascese, de caridade, de compaixão, disso ou daqui. Bem, acho que não podemos mudar nada porra nenhuma (desculpe-me o palavrão, mas às vezes é necessário), se fosse assim os jogos da Mega Sena teriam milhares de ganhadores a cada semana, sim, em Ponta Grossa há uma lotérica em frente a uma igreja católica que tem exposição permanente do Santíssimo, as pessoas fazem o jogo na lotérica, antes de registrar a aposta vão à igreja negociar com Deus e voltam pra lotérica e a pagam a aposta e ficam na espectativa da ajuda divina para serem contemplados. Hahaha... Okay, esse tipo de coisa dispensa comentário. Todo esse tempo para dizer o seguinte - há uma lei maior que dispensa qualquer prática religiosa, qualquer ritual, qualquer coisa, ela segue seu curso e não há como fugir dela. Mesmo tendo feito tudo o que fiz, acendido velas para Deus e para o Diabo, se fui atendido não sei ao certo a quem agradecer. Ao certo mesmo sei que preciso ser responsável prq sou responsabilizado por tudo que faço e além disso preciso cumprir o meu destino.

A RODA DA FORTUNA - o direito de exercer o livre-arbítrio e gerir a própria vida ou o destino que faz a roda girar independente da nossa vontade?

PS - acho que ainda não consegui esgotar o que queria dizer a respeito, ainda tenho a acrescentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário