30 de dez. de 2012

fé inteligente

NADA A PERDER é a biografia do bispo Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universa do Reino de Deus que existe há 35 anos. Nada a Perder é o primeiro de três livros lançado este ano e que está entre os mais vendidos. Gosto de ler biografias, li, tardiamente, antes de Nada a Perder, O Guardião da Fé, a biografia do papa Bento XVI, digo tardiamente prq o papa está aí desde 2005. Só pra vcs entenderem que não estou aqui promovendo o livro do bispo Edir Macedo. A história de Edir Macedo é bonita, não é muito diferente da história de vida de santos da igreja católica, este ano li a biografia de São Josemaría Escrivá de Balaguer, o fundador do Opus Dei. Edir Macedo na sua juventude despertou para Deus no caminho protestante petencostal e decidiu seguir esse caminho dicando-se 100% ao chamado de Deus. No livro a gnt vê que o começo não fácil para ninguém, Edir Macedo lutou contra muitas dificuldades para poder iniciar sua Igreja Universal do Reino de Deus, precisou vencer muitos pastores que não acreditavam em sua capacidade. Enfim, não pretendo contar a história do fundador da igreja aqui neste post, meu objetivo é outro, num determinado ponto do livro qdo Edir Macedo conta que tipo de igreja ele estava criando, define a Igreja Universal como uma igreja de FÉ INTELIGENTE. É um pouco contraditório, afinal, a fé que o bispo prega é maniqueista, não existe o caminho do meio, muito pelo contrário, o caminho do meio é o caminho do Diabo, que por sinal é lembrando e mencionado o tempo todo, é o do Diabo ou é de Deus, ok, não pretendo entrar no mérito da doutrina dessa seita. Meu propósito é outro, é tratar da "fé inteligente".

Entendo por fé inteligente uma fé que não seja surpresticiosa, que seja alicerçada no conhecimento -- teológico, filosófico, psicológico... Acho que temos aqui os três pilares da fé . ' .

Faltou a meditação -- a quintessência. Sem dúvida a MEDITAÇÃO é o meio mais sofisticado, refinado e avançado de religião. A meditação é isenta de qualquer dogma ou doutrina, é desapega, é liberta, é superior. A meditação é a forma superior de contato com o divino que o "meditador" encontra dentro de si, sim, Deus não está lá em cima num céu imaginário, como ouvi de um conhecido --- Deus é dentro da gnt. Acho que a melhor definição de Deus que já ouvi. Afinal, é uma resposta muito satisfatória para o dom da vida, para o mistério da vida, para a consequência da evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário