4 de mar. de 2014

autenticidade não é apenas uma qualidade dos artigos de luxo, pode ser uma qualidade sua tb

Autenticidade. Acho que deve ser o objetivo primordial de cada ser humano. Afinal, se até os animais são autênticos, por que o ser humano não consegue o mesmo? Tem a ver com a verdade. Ser verdadeiro. Não iludir a si mesmo e principalmente não iludir o outro.

O contrário de autenticidade é o genérico, o falsificado, a cópia e até mesmo a mentira deliberada para enganar olhos próximos. A falta de verdade é causa de sofrimento nos relacionamentos. É causa de dor quando as máscaras caem, revelando verdades que não eram esperadas.

Em geral pessoas públicas tomam muito cuidado com a imagem por temerem que a verdade sobre elas choque a legião de fãs, eleitores, súditos, admiradores etc.

Ditados canalhas dizem que o segredo de uma boa reputação está em esconder as coisas podres e não ser descoberto nunca fazendo nada que desabone a reputação.

Em civilizações sérias pequenos deslizes condenam para sempre. Carreiras políticas são encerradas e em casos o suicidio é a saída para a vergonha de ter o nome associado a escândalos. Aqui talvez devemos abrir um pequeno parênteses apenas para a menção que as mesmas mentes que não suportam a desonra e queda convivem bem o segredo da podridão. A mente humana é realmente um lugar muito acolhedor para a obscuridade e para guardar segredos de si mesmo.

Em nosso país vemos condenados por crime de corrupção receberem a aprovação e o opoio de uma minoria de partidários que tentam impor a uma nação que sujeitos que foram pegos com a boca na botija recebam a recompensa da impunidade e gozem de plena liberdade somando-se a outros exemplos de sucesso no mundo do crime.

No cenário mundial vemos um presidente que persiste em ficar no poder tomar uma decisão temerária que coloca o mundo em alerta. O calendário virou o ano 2000 e a  humanidade ainda está sob o jugo bélico e os conflitos de poder. E pensar que uma crise que deveria ser resolvida de forma pacífica no interior de um pequeno país pode se transformar numa grande pendenga global envolvendo as principais potências econômicas e belicas do planeta.

E a humanidade como um todo ainda está muitos passos da necessária evolução individual para posteriormente juntar-se num todo e então criar um novo código de conduta e tornar este mundo um lugar mais justo e melhor para se viver.

Citando Mario Quintana - primeiro cuide do jardim, depois certamente as borboletas virão. Primeiro cada pessoa deve cuidar de si, da sua educação formal, da sua educação enquanto ser no mundo com o outro e só depois dedicar-se de forma lúcida a evolução espiritual (é perigosíssimo dedicar-se ao espiritual e principalmente ao religioso antes de uma educação formal adequada, as inúmeras instutuições religiosas que existem há séculos e até milênios querem nos fazer pensar que não, mas é justamente a falta da capacidade de pensar “pelas próprias pernas” que torna o homem um sujeito manipulado religiosa e politicamente), e depois então teremos o terceiro ponto do sagrado triângulo, a conecção com o divino e com o todo, aí então todos os seres humanos “evoluídos” estarão em conecção direta entre si e em harmonia com a totalidade das coisas deste mundo. Aí sim o homem e a mulher poderão “salvar” o mundo. Porque estarão em íntima conecção com o planeta vibrando numa mesma frequência de energia. Então o ser humano não terá mais razão de existir da forma que é, mas evoluirá para outra categoria de ser e a vida finalmente compreenderá seu propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário