22 de fev. de 2015

Presente, passado e futuro...

Uma vez uma cigana interpelou minha avó materna tomando a mão dela e se propondo dizer o passado, presente e futuro, minha avó uma senhora religiosa e aversa aos sortilégios, tidos como ciências do diabo, recusou dar a mão para a cigana e respondeu rispidamente - "o passado eu já sei, o futuro pertence a Deus e presente estou perdendo o meu tempo com você". 

Hoje lendo a biografia do renomado cirurgião plástico Ivo Pitanguy encontrei no capítulo que o médico trata do envelhecimento o seguinte texto:

"Quando era jovem, achava injusto qualquer limite à ilusão humana de que somos candidatos à eternidade. À medida que amadurecia, aprendi que o momento presente, quando vivido com respeito em sua importância, é eterno. Pois no fundo nossa vida não tem nem passado nem futuro, a única realidade é o presente, que deve ser vivido não tão excessivamente como queriam os epicuristas, mas com certa seriedade, como julgavam os estoicos, dando a devida importância à plena intensidade que  a vida nos traz."

Saber o futuro é um desejo que às vezes nos atormenta. Mas viver a espera do futuro é desperdiçar a vida que só se vive no presente e sempre é bom lembrar - a vida é rápida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário