2 de nov. de 2023

O caos constante

A maioria das pessoas deseja uma vida de paz e tranquilidade, eu também desejei por muito anos, acho que quase a minha vida inteira até entender que viver é um -- administrar o caos. 

Cessar o caos é de alguma forma ir morrendo, acho que todo mundo conhece alguém que era uma pessoa extremamente ativa profissionalmente e construiu uma carreira notável e quando se aposentou e deixou para trás a empresa e tudo que dava sentido a vida e vestiu o pijama esse caiu como uma mortalha. A pessoa perdeu o viço, a vida perdeu o sentido.

Quando temos um desafio em geral somos melhores, temos uma razão para acordar e levantar da cama bem dispostos. Isso significa que não devemos ter medo do caos constante em nossas vidas. Viver é desafiador, viver é estar em uma incerteza constante, a certeza é utópica, é um desejo que temos porque temos uma tendência natural a querer evitar os problemas, mas viver na certeza é viver em água parada, não se vai a lugar algum. 

Às vezes o mundo de incertezas e caos nos faz desejar algo que nos dê segurança. Numa das visões do inferno num momento de instabilidade cheguei a achar o inferno confortante, porque me pareceu um lugar em que tudo já está resolvido, se está ali e pronto, não há mais o que fazer a não ser se entregar a danação eterna. Okay, por inferno me refiro a um estado de ser ou estar, não a um lugar como inferno do cristianismo, o inferno do judaísmo. Apenas me refiro ao inferno como um arquétipo ou uma analogia a esse estado em que não há mais o que fazer, e o entregar-se ao fim.

Por isso o caos é positivo, é uma luta que faz nossas forças se renovarem e como um treino em academia, nos deixa mais fortes e com o tempo temos músculos suficientes para vencer o caos. Mas o caos não é vencido em definitivo, é como naqueles filmes de terror, quando se pensa que ele foi vencido, ele aparece novamente e mais forte e temos que vence-lo novamente e novamente  e assim a Roda nunca pode parar de girar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário