6 de jun. de 2013

destino ou lívre arbítrio?

A carta 9. O Eremita retrata um ancião com um cajado e uma lâmpada olhando para um lado que temos o costume de dizer que é o -- para atrás. O passado. Em geral os velhos tem muito a recordar. Viveram muito tempo e tem boas (ou não) lembranças. História. O passado é como uma biblioteca, como livros cheios de sabedoria. Por si só não podem mudar nada, mas qdo se tem o conhecimento aplicado no presente podem promover grandes mudanças imediatas ou a longo prazo. A ação maravilhosa do tempo faz acontecer coisas maravilhosas na vida das pessoas e no mundo. Tb coisas terríveis. O espírito do Eremita é a espera solitária, mas confiante. O velho já viu muitas estações, sabe que ao seu tempo o fruto será dado, assim como sabe que ao seu tempo o inverno será rigoroso e cobrará muito caro dos imprevidentes. O tempo é o mistério, é praticamente um "estado". É um lugar que se ficar, como uma câmara mágica que faz as coisas acontecerem, não estou me referindo a nenhuma máquina do tempo que te leva para o momento desejado. Não. Mas como se fosse uma máquina fazedora de coisas, isso é o tempo. Às vezes não nos compete fazer nada, apeans esperar e esperar. Outras temos que fazer a manutenção do estado atual. Há casos que é preciso ter certas atitudes para desencadear os acontecimentos. A meditação é uma espécie de conexão com o tempo, com a energia do tempo, do mistério do tempo que é o mistério do Universo e da Vida. O Eremita é tb aceitação. Contentamento. Posicionamento. Estado de conforto e bem estar consigo mesmo e com a situação em sim. Como vc está agora? Sente-se bem, confortável com o que tem e é? Sente-se contente com sua situação? Sente-se um afortunado? Está plenamente satisfeito com a vida que leva e com o que tem? Talvez o dia que tenha todas essas respostas seja um pouco tarde para mudar ou para usufluir das descobertas. É preciso se tornar um ancião o mais cedo possível, ainda jovem. Gozar da sapiência dos velhos é um estado de evolução e iluminação. Desperte. Tudo está dentro de vc, abra-se para as respostas. Acione a felicidade. Realize-se. O Universo é um campo que aceita ser cultivado e tudo que é plantado, dá!

---

Destino: depois que vc desencarna nada pode ser mudado, está selado seu destino; antes de encarnar o destino determina sua encarnação, vc deve cumprir o destino que te é dado.

Líbre arbítrio: depois que vc encarna, segundo determinação do destino, uma vez encarnado, e apenas encarando, vc está LIVRE para exercer o lívre arbítrio, ser o senhor do seu destino, enqto encarnado, dono do seu nariz, regente da sua vida, faça suas escolhas, elas determinarão seu destino depois que desencarnar, até lá, está livre para mudar as coisas e fazer da sua vida o que bem entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário