8 de out. de 2013

oráculo



ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - o filme foi exibido ontem pela TV Globo, eu vi apenas o começo prq já tinha assistido no cinema. ORÁCULO - a humanidade desde o seu primórdio se apoia nos oráculos para saber o futuro ou talvez para alimentar suas esperanças e um pensamento positivo. Talvez tal qual acontece com o milagre, tb o oráculo seja confirmado pela fé. Talvez.

O oráculo do filme é um pergaminho com a linha do tempo, ali está escrito tal qual num livro de história os relatos futuros e consequentemente passados, afinal, o tempo é uma linha que vai se consumindo e não volta.

Às vezes em consulta me perguntam se há realmente um destino, a pessoa que saber se há fatos pré-destinados dos quais não se pode esquivar ou se o livre-arbítrio impera. Minha resposta sempre é -- OS DOIS. Na vida existe o destino do qual não podemos fugir, ele estará sempre em nossa frente, mesmo quando achamos que estamos no controle da ou das situações. Igualmente existe o libre-arbítrio, que em geral é o causador do destino que vem a ser o efeito. Ação provocada por livre e espontânea vontade, reação inevitável.

Numa reflexão simplória podemos nos perguntar sobre tudo que é feito sob os panos e fica impune e isso é causa de indignação e às vezes provoca desmotivação nos honestos. Quantos assassinatos, quantos atos de corrupção, quantas mentiras são ditas e quanto de mal se causa e aqueles que praticaram ações donosas ficam impunes ocultos pelo manto do anonimato.

Quando se tira algumas cartas do tarot que apontam para o futuro, ali se tem um oráculo dizendo o que vai acontecer no futuro, o que pode acontecer no futuro se não houver uma ação contrária (nesse caso há possibilidade de mudar o rumo das coisas e de se corrigir possíveis erros ou causar outros tantos) e também em muitos casos o oráculo pode mostrar que há um vazio, um vácuo. Nesse último caso diz respeito a semente que não foi lançada à terra quando deveria ter havido a semeadura. Sim, há muitas pessoas que nunca plantaram nada, mas estão sempre esperando colher frutos em fartura, são aqueles que sonham com prêmios de loteria e assim por diante, inclua-se as pseudo-celebridades de reality show etc etc nessa categoria dos fakes.

Quanto a impunidade, ao longa da vida tenho testemunhado que a natureza não suporta a falsificação, ainda que mais tarde ela sempre vomita e expõe aqueles que acharam que com suas falcatruas poderiam ser dar bem. Mesmo que a natureza se utilize de meios às vezes pouco ortodoxos, ainda assim aqueles que apostaram que se dariam bem para sempre acabam caindo, um exemplo - políticos outrora poderosos tiveram suas vidas expostas pela impensa e pela justiça, o lado podre veio a tona; criminosos que acumularam grandes fortunas e por um tempo mantiveram uma cortina de proteção segurada por homens que deveriam fazer cumprir a lei foram desmascarados e cairam juntamente com aqueles que os acobertavam.

Mesmo que o sistema todo pareça estar corrompido por pessoas que pensam primeiramente em seus interesses, ainda assim a instituição como um todo ainda que mais tarde precisa cumprir seu papel.

Bem, era só pra dizer do oráculo do filme, acabei dando um tom político a este texto. Deixo para nossa reflexão o seguinte pensamento - há fatos dos quais não se pode fugir. (um dia o reinando da Rainha Vermelha acaba, ainda que ela tente cortar todas as cabeças, não vai conseguir)


Nenhum comentário:

Postar um comentário